Estudantes de Escola em São Mateus ES, participam de lançamento do documentário Sub.ver.ter

Realizado pelo Belas Artes Projetos Culturais, o evento foi realizado na última segunda-feira (13), no Cine Ritz, em São Mateus.

Os estudantes participantes da Eletiva Sub.ver.ter: educação patrimonial, organizada pelas professoras Quitilane Pinheiro, Elcimara Ferreira e Caliandra Lourenço, participaram da sessão especial de lançamento do documentário Sub.ver.ter, realizado pelo Belas Artes Projetos Culturais com recursos do Fundo Estadual do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult). O evento ocorreu na última segunda-feira (13), no Cine Ritz, em São Mateus, Norte do Espirito Santo.

O documentário é fruto das oficinas e trabalhos realizados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Américo Silvares, localizada em São Mateus, no contexto da eletiva, e que foram desenvolvidos com estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental no território criativo do bairro Vila Nova. A professora Quitilane Pinheiro destacou, durante a preparação dos estudantes para o evento, que estava muito ansiosa para “ver as produções dos estudantes transformadas em narrativas. Isso marca a culminância de todo trabalho que vem sendo desenvolvido na escola ao longo do tempo”, disse.

Com foco na preservação do Porto de São Mateus e na história de sua ancestralidade, os estudantes puderam (re)conhecer os principais elementos que fizeram daquele espaço um lugar simbólico e representativo da luta das populações pretas que, oriundas da diáspora africana ao longo dos séculos XVI-XIX, contribuíram para a construção da identidade mateense e capixaba.

Os estudantes se emocionaram com as palavras e imagens que conduziram a narrativa do documentário e que são o produto do trabalho desenvolvido por eles próprios, fortalecendo seu pertencimento e sua identidade.

Confira AQUI o teaser do documentário e dois registros feitos no lançamento:

spot_img

OUTROS DESTAQUES: