Vitória será monitorada 24 horas com Centro de Inteligência

A licitação do Centro de Inteligência deve ser realizada ainda neste ano

Vitória terá um Centro de Inteligência Municipal (CIM), em Goiabeiras, que vai concentrar todos os serviços de ponta de monitoramento da capital, como o controle dos semáforos, as câmeras de videomonitoramento, o controle da coleta de lixo, a balneabilidade das praias, a quantidade de chuvas, além de alertas da Defesa Civil.

Com um investimento de R$ 47 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o município construirá a edificação, que também será inteligente e sustentável, com o reaproveitamento de água de chuva e utilização de energia solar. O local funcionará 24 horas.

Tempo real

Ele vai produzir leituras da cidade que vão subsidiar decisões rápidas em caso de desastres naturais, por exemplo. Atualmente, esses serviços de monitoramento são feitos isoladamente nas secretarias municipais. Com esse projeto, passarão a ser integrados.

“Estamos em fase de projeto do prédio. A ideia é concentrar dados da cidade em tempo real, em um só lugar, o que facilita a tomada de decisões. Em caso de roubo de veículos, por exemplo, o cerco eletrônico será acionado e os tempos dos semáforos poderão ser programados para evitar a fuga dos bandidos. Pelo aplicativo Vitória Online, poderemos disparar mensagens aos moradores para utilizar outras vias para fugir de engarrafamentos, por exemplo”, explicou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia, Márcio Passos.

Licitação

A licitação do Centro de Inteligência deve ser realizada ainda neste ano. Após a assinatura da ordem de serviço com a empresa escolhida para as obras, a previsão de tempo de obra da edificação é de 14 meses. Com informações Folha Vitória.

Esta noticia já foi lida507 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *