Ciclones geram alertas para chuvas entre Sudeste e Sul nesta quinta

Estados como Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina devem sentir maior impacto das condições climáticas. SP emite aviso de risco.

(PORTAL R7) – Ciclones formados nas regiões litorâneas do Espírito Santo e do Rio de Janeiro devem causar transtornos e fortes chuvas às populações das regiões Sudeste e Sul do Brasil nesta quinta-feira (22).

Entre as áreas mais atingidas estão as regiões de serra no Rio, Minas Gerais e Espírito Santo, além de Belo Horizonte, como explica Maria Clara Sassaki, da Somar Meteorologista. “Serão até 200 mm de chuvas nos próximos dias, que era a média total esperada para o mês de janeiro”, diz Sassaki.

A meteorologista aponta o risco para alagamentos nos locais citados e, nas áreas de serra, deslizamentos de terra, e recomenda a quem vive em áreas litorâneas e de terra, se possível, que procure locais seguros e sem riscos de deslizamento.

Os efeitos das formações de ciclone devem chegar até o sul do país, de acordo com o coordenador de monitoramento e alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico Rudorff: “Serão chuvas volumosas, que podem trazer transtornos como alagamento, deslizamento e possiblidade de enxurradas também.”

Rudorff afirma que os ciclones são comuns e “não raros” no litoral brasileiro. “Dependendo da posição, pode trazer rajadas mais intensas de vento e efeitos de maior impacto. Mas como este está mais afastado, não deve trazer rajadas tão fortes”, diz ele. A recomendação, segundo o coordenador, é de que pequenas e médicas embarcações não naveguem entre quinta e sexta. Há, também, a possibilidade de chuvas mais intensas no litoral paranaense.

São Paulo não sofrerá com os ciclones e chuvas o mesmo impacto dos outros estados, mas, por conta das condições meteorológicas dos próximos dias, a Defesa Civil do Estado emitiu um aviso de risco meteorológico. O destaque ficará para a chuva na faixa oeste, norte e central paulista e a influência de um Ciclone na faixa leste paulista. O alerta é válido entre quarta-feira (22) até sexta-feira (24). A região mais afetada será a das cidades de Franca, Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.

Esta noticia já foi lida457 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *