3ª Cappitella começa hoje em Nova Venécia

Nova Venécia comemora a partir desta quinta-feira (22), os 131 anos de imigração italiana, com o início da 3ª Festa da Cappitella que acontece até domingo(25).

Enchefs, serenata italiana, desfile (Carrettino) pelas avenidas e o Barchettino (passeio de barco pelo Rio Cricaré), serão algumas das atrações.

A festa traz mais de 500 litros de vinho e chope que serão distribuídos durante o desfile do sábado. As famílias inscritas também vão distribuir comidas italianas pelo percurso.
Uma missa em italiano será realizada no domingo, com participação do Coral Italiano Augusto Zaché, grupo cultural mais antigo em atividade da cidade, com 40 anos de composição.

Grupos culturais de várias cidades farão apresentações durante a festa, além de comidas italianas servidas na Praça Adélio Lubiana, principal local de concentração dos festejos.

No Carrettino terão carros alegóricos construídos por cada família, tudo a caráter. Foram 31 famílias inscritas, com mais de 1.500 pessoas envolvidas, quatro empresas, seis grupos de dança, Centro de Convivência do Idoso, bloco de Porta Bandeiras, autoridades, entre outros.

A expectativa da organização é de que mais de 20 mil pessoas participem movimentando a economia do município, girando cerca de R$ 1 milhão durante os quatro dias de evento.

Mais de quatro toneladas de comida

Está programada para este ano a produção de quatro toneladas de comida. No cardápio, as massas são destaques, tendo o capeletti como um dos carros-chefes do evento. Para o espaguete serão destinados 200 quilos e a mesma quantidade de taiadela. Estão ainda reservados 600 quilos de linguiça e mais 800 quilos de polenta.

Na festa terá pratos como a tradicional minestra, que é uma sopa italiana, polenta frita, queijo, porção de frios, pastel de polenta, carne de porco e linguiça defumada na banha de lata com batata rústica e o panzerotto, que é um tipo de massa salgada que lembra um calzone.

Fonte: Rede Notícia

Esta noticia já foi lida1061 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *