Terço gigante é erguido no convento para a Festa da Penha 2019 no ES

11:51 h

O terço gigante erguido entre as duas palmeiras do Convento da Penha, em Vila Velha, indica que a maior festa religiosa do Espírito Santo está prestes a começar. A cena pôde ser contemplada por fiéis e turistas na manhã deste sábado (20), depois de muito trabalho de um grupo de voluntários, que ficou preparando a peça até a noite desta sexta (19) usando materiais reciclados.

De acordo com o G1, Esse é o 21º ano que o terço é pendurado, e esse ano ele tem cerca de 20 metros e 50 kg. Um quadro de óleo sobre tela, com a imagem de Nossa Senhora da Penha, foi colocado no meio da cruz, que tem 2,7 metros. O trabalho de pintura é da artista Inis Bruneli.

Pintura de Nossa Senhora da Penha que fica na cruz do terço — Foto: Reprodução/TV Gazeta

As contas do terço, azul com flores em EVA branco, foram feitas com materiais reutilizados do terço de 2017. O idealizador é o médico Osmar Salles, que começou a fazer o projeto ainda em 2018.

“É um terço já utilizado, portanto a gente sempre premia a reutilização de peças colocando uma nova roupagem. E neste ano, eu coloco as cores rosa, branco e azul para caracterizar ainda mais a festa de Nossa Senhora da Penha”, explicou.

A produção começa desde o início do ano e o trabalho é dividido na casa de cada voluntário, para que na véspera das festividades, o enfeite seja montado.

“Cada um levou dez contas, cinco contas, e fez em casa. Depois devolvemos [ao Osmar], montamos na casa dele e levamos para o Convento para terminar de montar”, explicou a aposentada Maria Conceição Zampiere.

Até as crianças se envolvem na atividade. O pequeno Murilo, de cinco anos, também fez parte da equipe e estava empolgado. O pai dele, Sinésio Ferrari, marceneiro que ajuda a fazer o terço há 16 anos, conta que a vida do filho é um milagre de Deus.

“Ele só foi respirar cinco minutos depois que nasceu. Eles [os médicos] sempre comentam com a gente que fizeram o que tinham que fazer, mas que foi uma obra de Deus ele ter voltado a vida”, relata o pai.

Murilo ajuda o pai na motangem do terço — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Os voluntários se empenham para deixar tudo muito bonito e já imaginam como vai ficar, mas relatam que a expectativa para ver finalizado é sempre a mesma.

“Vejo antes na mente, mas quando ele sai na frente dos olhos o encantamento é maior ainda”, conta o idealizador Osmar.

Festa da Penha

A celebração é maior festa religiosa do Espírito Santo e a terceira maior Festa Mariana do Brasil. Este ano a programação acontece entre os dias 21 e 29 de abril, mas a programação musical começa no dia 26.

Entre as atrações estão bandas católicas e ritmos como sertanejo e rock. O tema deste ano é “Eis aqui a serva do Senhor”.

Esta noticia já foi lida47 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *