Aulas na EJA Profissional despertam empreendedorismo em alunos

A oferta de Cursos Técnicos de Nível Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) Integrada a Educação Profissional, que foi uma das novidades para este ano letivo na Rede Estadual, já traz expectativas nos alunos que iniciaram as aulas na última semana. É o caso da manicure Patrícia Moreira Loureiro, de 32 anos, que está cursando Administração, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hildebrando Lucas, localizada em Vitória.

Com o início das aulas, a estudante já almeja empreender. “A EJA Profissional me proporcionará fazer um outro curso técnico, que é o meu sonho. Além de me dar a base para, quem sabe um dia, ser uma microempreendedora. Além disso, está sendo muito válido aprender como administrar o próprio dinheiro”, contou.

Ela lembrou ainda que incentivou várias pessoas a cursarem a EJA Profissional. “Uma amiga da minha filha também está cursando Administração na mesma turma que eu”, disse.

A Secretaria da Educação (Sedu) ofereceu cerca de duas mil vagas em 21 escolas da Rede Pública de diferentes municípios. Os interessados puderam escolher entre cinco cursos, como: Cuidador de Idosos, Administração, Cooperativismo, Condomínio e Logística.

Conheça os cursos que estão em andamento nas 21 escolas da Rede Estadual:

Cuidador de Idosos

-Formação Básica de Nível Médio e Formação Profissional: Qualificação em Cuidador de Idosos;
-Duração de dois anos;
-Aulas de segundas as sextas-feiras.

O que faz o Cuidador de Idosos? Contribui para a autonomia e melhoria de qualidade de vida do idoso; zela pela sua integridade física, cuida da higiene, do conforto e da alimentação do idoso, bem como observa possíveis alterações em seu estado geral.

Campo de Atuação: Hospitais e Clínicas, instituições de longa permanência, atendimento domiciliar, ou até como profissional autônomo.

Administração

– Formação Básica de Nível Médio e Formação Profissional: técnico de Nível Médio;
– Duração: dois anos e meio;
– Aulas de segundas as sextas-feiras.

O que faz o técnico em Administração? Executa operações administrativas relativas a protocolos e arquivos, confecção e expedição de documentos e controle de estoques. Aplica conceitos e modelos de gestão em funções administrativas. Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e de materiais.

Campo de Atuação: Empresas e organizações públicas e privadas com atuação em marketing, recursos humanos, logística, finanças e produção.

Cooperativismo

– Formação Básica de Nível Médio e Formação Profissional: técnico de Nível Médio;
– Duração: dois anos e meio;
– Aulas de segundas às sextas-feiras.

O que faz o técnico em Cooperativismo? Promove a formação e o desenvolvimento de cooperativas, planeja e executa processos cooperativos em suas diversas modalidades, controla os vencimentos e aditivos de contratos, presta assistência técnica a cooperativas, bem como elabora e desenvolve projetos.

Campo de Atuação: Cooperativas, empresas de consultoria, instituições públicas, privadas e do terceiro setor, ou até como profissional autônomo.

Condomínio

– Formação Básica de Nível Médio e Formação Profissional: Técnico de Nível Médio;
– Duração: dois anos e meio;
– Aulas de segundas as sextas-feiras.

O que faz o técnico em Condomínio? Executa as ações de procedimentos organizacionais, de recursos humanos, materiais, financeiros decorrentes das decisões das assembleias condominiais, supervisiona a conservação e manutenção predial, conduz reuniões e assembleias de condomínios, elabora atas e relatórios de prestação de contas e promove a integração dos condôminos.

Campo de Atuação: Empresas de administração de condomínios.

Logística

– Formação Básica de Nível Médio e Formação Profissional: Técnico de Nível Médio;
– Duração: dois anos e meio;
– Aulas de segundas às sextas-feiras.

O que faz o Técnico em Logística? Realiza procedimentos de transportes, armazenamento e distribuição das cadeias de suprimentos, agenda programa de manutenção de máquinas e equipamentos, supervisiona processos de compras, recebimento, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos e presta serviços de atendimento aos clientes.

Campo de Atuação: Instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Esta noticia já foi lida334 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *