Livro Didático 2020: escolas têm até o dia 16 de setembro para selecionar obras

Já está disponível o registro da escolha dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2020, para atendimento dos anos finais do Ensino Fundamental. Os diretores das escolas participantes poderão registrar as coleções que serão utilizadas nas escolas nos próximos quatro anos. O prazo para a seleção das obras vai até o dia 16 de setembro.

É necessária análise do Guia de Livros Didáticos, disponível no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Também é preciso que, em reunião com a equipe pedagógica e os professores, sejam escolhidas as melhores opções para a escola. As decisões da reunião devem constar na Ata de Escolha, registrada no sistema do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo por meio do endereço eletrônico:  pddeinterativo.mec.gov.br.

MMG informatica EAD

A coordenadora Estadual do Livro Didático, Nilceia das Graças Polbel, reforçou a responsabilidade das escolas nesse processo. “É atribuição dos diretores de cada unidade escolar, urbana ou rural, registrar a escolha no PDDE Interativo. As Secretarias de Educação não participam do registro da escolha no sistema. É competência de cada unidade escolar registrar o material didático de acordo com a Ata de Escolha assinada pelos professores”, disse.

Mesmo que a Rede tenha optado pela unificação por rede ou por grupo de escolas, a escolha dos materiais continua sendo de responsabilidade de cada unidade escolar a partir da decisão democrática dos professores, visto que são eles que conhecem de perto a realidade dos estudantes e a proposta pedagógica da sua escola.

Assim, mesmo para o caso de unificação, é fundamental que o registro de escolha seja feito de forma autônoma no sistema disponibilizado pelo FNDE para que fique documentada a decisão de cada unidade escolar. Finalizado o prazo para registro das coleções, o sistema identificará as redes com escolha unificada e fará o levantamento do material mais escolhido por elas para que seja adotado pelas escolas da rede.

Acompanhe todas as informações sobre a escolha do PNLD 2020 clicando AQUI.

Mais informações pelo telefone (27) 3636-7868.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sedu.

Esta noticia já foi lida891 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *