Mais alunos da rede estadual embarcam para intercâmbio no exterior

18:43 h

Neste sábado (16) mais um grupo de 20 estudantes da rede estadual, que participam do Programa Intercâmbio Sedu, viajará para fora do Brasil. Dessa vez, os alunos vão para a Flórida, nos Estados Unidos, onde terão a oportunidade de aperfeiçoar o inglês durante seis meses. O embarque no Aeroporto de Vitória será às 07h30 da manhã.

Matheus Jackson Gonçalves da Cruz, do Centro Estadual de Idiomas (CEI) Vitória, está ansioso com a realização deste sonho. “Além de ser um sonho é uma grande oportunidade. Vou aproveitar para estudar bastante e aprimorar meu inglês para ter uma formação profissional melhor. Com o intercâmbio, pretendo adquirir novas experiências e, também, representar o Brasil, mostrando nossa rica cultura para os americanos”, disse.

E tem gente viajando pela primeira para fora do País. Milena Oliveira Simonato, do CEI de Cachoeiro de Itapemirim, enfatiza que a conquista é fruto de muita dedicação. “Eu me maravilhei com o curso, me dediquei muito para fazer as provas e conseguir estudar fora. Tenho certeza que a viagem será um grande passo em minha vida pessoal e profissional. A oportunidade de conhecer novos lugares, poder conversar com nativos do Inglês e estudar em um lugar que eu sempre sonhei é incrível e gratificante”, afirmou.

Durante o intercâmbio, com duração de três meses, além de ficarem hospedados em casas de famílias nativas, acostumadas a receber adolescentes e jovens estrangeiros, os alunos também participarão de passeios turísticos e culturais para conhecerem e absorverem ao máximo a cultura local.

Intercâmbio Sedu

O programa Intercâmbio Sedu tem como objetivo possibilitar aos estudantes do CEI, que apresentam bons resultados no curso, a oportunidade de concorrer a vagas de intercâmbio no exterior e aprimorar, assim, o idioma. A maioria dos participantes de edições anteriores do programa de Intercâmbio já ingressou no ensino superior, outros estão trabalhando como professores e coordenadores de inglês em cursos particulares. Também atuam como intérpretes em feiras internacionais, em agências de intercâmbio, no aeroporto, entre outras atividades nas quais o inglês e espanhol são imprescindíveis para ingresso.

Em 2018, as 130 vagas de intercâmbio para alunos dos Centros Estaduais de Idiomas foram distribuídas em 40 bolsas na modalidade High School, com idade entre 15 e 16 anos; 80 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Inglês, para maiores de 17 anos matriculados no curso de inglês e dez bolsas na modalidade Curso Intensivo de Espanhol, para maiores de 16 anos matriculados no curso de espanhol.

Centro Estadual de Idiomas

No Centro Estadual de Idiomas os estudantes da rede pública estadual de ensino têm a o oportunidade de aprofundamento dos estudos em outro idioma – Inglês ou Espanhol, para uso nas diversas situações em que seu conhecimento é necessário. Atualmente, há unidades na Grande Vitória (Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica), bem como em Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus e Colatina.

Esta noticia já foi lida74 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *