Vice Governadora do ES participa de inauguração do Cras em Conceição da Barra

A vice-governadora Jaqueline Moraes cumpriu, nessa quinta-feira (13), uma série de agendas no município de Conceição da Barra. Além de participar da inauguração do novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Zenor dos Santos Martins, ela palestrou para alunas dos cursos dos Programas Agenda Mulher e Qualificar ES Mulher e se reuniu com agricultores locais.

A nova unidade do Cras atenderá a população de 16 bairros da Sede e moradores do distrito do Cricaré, em um universo de mais de 1.400 famílias, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Assistência Social do município. O Centro, que integra o Sistema Único de Assistência Social (Suas), é um importante instrumento para a população se informar sobre benefícios e políticas públicas da cidade, se cadastrar em programas e participar de atividades culturais e de lazer.

Palestra

A vice-governadora também ministrou a palestra que marcou o início dos cursos dos Programas Agenda Mulher e Qualificar ES Mulher no município. Ao todo, 90 alunas já estão inscritas nos primeiros cursos de 2020. Os programas já formaram 95 mulheres, em 2019.

Para um público de aproximadamente 100 mulheres, Jaqueline Moraes explicou como o empreendedorismo pode transformar, financeiramente e culturalmente, as mulheres participantes dos cursos, e suas respectivas famílias.

“O conceito de empreendedorismo abrange muitas formas de mudança e o nosso foco principal é o desenvolvimento da autonomia. Além da autonomia financeira, queremos propor uma autonomia social e emocional para essas mulheres que estão sendo atendidas pelos programas. O nosso objetivo é fortalecer, dar visibilidade e empoderar as mulheres capixabas através do empreendedorismo emocional, social e político. É mostrar como a mulher pode se reconhecer na sociedade como um ser igual aos demais”, explicou Jaqueline Moraes.

Programas Agenda Mulher e Qualificar ES Mulher

Em Conceição da Barra estão sendo ofertadas 60 vagas no curso de salgadeira, sendo 30 cursistas atendidas no Cras de Itaúnas e outras 30, no Cras de Braço do Rio. Mais 30 mulheres compõem a turma do curso de bolos e suas variações, ofertado no Cras Quilombola.

Agenda Mulher

O Programa Agenda Mulher, criado pela vice-Governadoria do Estado do Espírito Santo, é um programa que busca dar visibilidade e o empoderamento às mulheres através do empreendedorismo, investindo na formação de lideranças, sua participação na força de trabalho, o empoderamento econômico e, portanto, sua presença plena e igualitária na sociedade.

O programa tem como parceiros principais para realização de capacitações: Secretaria de Economia e Planejamento (SEP); Secretaria de Direitos Humanos (SEDH); Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Secretaria da Educação (Sedu), Instituto das Pretas, Instituto Rede Mulher Empreendedora; Fundação Telefônica e Centro de Educação e Desenvolvimento Social e os parceiros externos que podem colaborar ou participar na realização dos objetivos do empreendedorismo como política pública para as mulheres no Estado do Espírito Santo.

Qualificar ES Mulher

O programa é desenvolvido pela Secti, em parceria com o Agenda Mulher, e tem o objetivo de promover a qualificação profissional por meio de ofertas de cursos de formação inicial continuada, visando a ampliar possibilidades de trabalho e renda para as mulheres capixabas e fornecer subsídios para inserção ao mundo do trabalho.

Esta noticia já foi lida498 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *