Série B do Campeonato Capixaba 2019 termina com a pior média de público dos últimos três anos

09:37 h

A Série B do Campeonato Capixaba chegou ao fim neste sábado, com o São Mateus se consagrando campeão em cima do rival Linhares. Apesar da boa presença de público nas duas partidas finais – 1.969 -, no restante do torneio a situação foi contrária. De acordo com um levantamento do GloboEsporte.com, a Segundona Estadual teve uma média de apenas 180 pagantes por jogo, a menor dos últimos três anos.

O fraco número pode ser entendido em vários aspectos como times sem estádios e mandando jogos fora das suas respectivas cidades, elencos desconhecidos, falta de identidade, ausência de clubes com maior apelo de público como Rio Branco-ES, Estrela do Norte e Serra… Tudo isso contribuiu para a pequena média.

Responsável pelos maiores públicos do futebol capixaba no início desta década, o campeão São Mateus também levou o título das arquibancadas, mas com números inexpressivos. Acostumado a receber mais de três mil torcedores, o estádio Sernamby teve uma média de apenas 487 pagantes por jogo.

Médias de Público da Série B Capixaba

Além do Sama, apenas o Linhares, seu arquirrival, teve uma média maior do que 100. Sem local para mandar as suas partidas, após a demolição do Joaquim Calmon, a Coruja jogou em Colatina, São Mateus e até em Nova Venécia. O resultado: 214 pagantes por jogo.

Na sequência aparecem os dois clubes de Colatina: Sport Colatinense e Esse. O Tigre, que em 2019 se transferiu para a Princesinha do Norte, colocou no Justiniano de Melo e Silva 93 pagantes por jogo. Já o clube do ex-jogador Edmílson Ratinho, que retornou ao futebol profissional esse ano, teve uma média de 83 torcedores por partida.

No fim da tabela, aparecem o Pinheiros e o Vilavelhense. O Verdão do Norte, que criou uma expectativa na cidade por seu retorno, não conseguiu a liberação do seu estádio e se viu obrigado a jogar fora. E isso se refletiu nos apenas 74 pagantes por jogo. Por último, o semifinalista Vilavelhense, mesmo jogando em Vila Velha, não atraiu mais de 37 torcedores nas partidas disputadas no Gil Bernardes. Com informações Globo Esporte.

Variação de público em jogos de Estaduais

2019 2018 Variação
São Mateus 487 352 cresceu 38,3%
Linhares 214 não jogou
Sport Colatinense 93 60 cresceu 55%
Esse 83 não jogou
Pinheiros 74 não jogou
Vilavelhense 37 135 diminuiu 72,5%

Esta noticia já foi lida24 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *