Sistema Transcol inicia testes com ônibus de 15 metros no ES

11:37 h

Teve início nesta terça-feira (23) os testes com o ônibus de 15 metros para atender ao Sistema Transcol. O objetivo da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) e do GVBus é testar a viabilidade técnica do modelo fabricado pela Volvo, que está em circulação em todo o Brasil.

O coletivo seria uma alternativa ao ônibus articulado, que é muito caro e possui custo de manutenção muito elevado. A linha escolhida para o teste foi a 503, que faz o trajeto Terminal Laranjeiras – Terminal Vila Velha, via Reta da Penha e Av. Lindenberg.

Por ser muito longo, os testes com o ônibus incluem verificar em quais locais e lugares ele pode rodar, já que dentro dos bairros as ruas são estreitas para determinadas curvas. A capacidade do veículo é de 115 passageiros sentados e em pé. Enquanto os ônibus articulados comportam 125 passageiros sentados e em pé, já o convencional 78 no total.

Os poucos ônibus desse modelo que estão rodando no Brasil são todos da própria fábrica e em fase de teste. Os veículos não foram comercializados para as empresas de ônibus. A Ceturb-ES esclarece que o teste não significa que o Sistema Transcol irá adquirir esse modelo.

Esta noticia já foi lida94 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *