Câmara de Linhares, ES, aprova aumento do número de vereadores de 13 para 17

Aumento não é considerado irregular, pois, de acordo com a Constituição Federal, um município como Linhares pode ter até 21 vereadores.

A Câmara de Vereadores de Linhares, no Norte do Espírito Santo, aprovou o aumento do número de parlamentares de 13 para 17. A mudança começa a valer a partir da próxima eleição, que acontece em 2020. De acordo com o presidente da Câmara, a alteração não vai afetar o orçamento, já que haverá redução na quantidade de assessores.

A votação aconteceu na segunda-feira (4). Dos 13 vereadores, 11 foram a favor do aumento do número de parlamentares. Um foi contra e outro não compareceu à sessão por causa de um problema familiar. Em Linhares, cada vereador recebe um salário de R$ 6.192.

O aumento não é considerado irregular, pois, de acordo com a Constituição Federal, um município como Linhares pode ter até 21 vereadores.

O presidente da Câmara, Ricardinho da Farmácia, disse que, apesar de aumentar o número de parlamentares, haverá redução na quantidade de assessores. Por isso, a Câmara acredita que vai economizar até R$ 2 milhões por ano.

“O orçamento da Câmara sempre vai ser o mesmo, que é 6% de repasse da prefeitura. O orçamento não vai ser prejudicado em nada. O próximo presidente vai entrar com orçamento enxuto, vai dar para trabalhar tranquilo”, disse.

De acordo com ele, os parlamentares já vinham conversando com a população sobre a possibilidade do aumento. O presidente acredita que, com mais vereadores, os bairros serão melhor representados.

“Isso é uma demanda que vem desde 2017. Cada vereador vem conversando com sua comunidade. Indignação sempre vai ter, mas na hora que ele tiver o seu vereador lá do bairro Movelar, do Rio Quartel, Farias, eu tenho certeza que isso vai ser valorizado”, disse.

Com informações Portal G1.

Esta noticia já foi lida439 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *