Além das ações diárias da Vigilância Ambiental e demais órgãos municipais envolvidos no combate ao mosquito vetor das arboviroses, a Secretaria Municipal de Saúde começou a implementar ações extraordinárias para combate e conscientização da população sobre a importância e métodos de prevenção e combate ao Aedes Aegypti.
Uma Comunidade é definida com base nas notificações e estratégia para controle (combate) do vetor, e recebe a visita conjunta das Vigilâncias Sanitária e Ambiental, geralmente em parceria com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de obras e outras entidades, inclusive da Sociedade Civil.
Assim, já foram atendidas as localidades de Nova Aymorés (KM 35) e Nestor Gomes (KM 41), envolvendo ainda entidades como Desbravadores (Igreja Adventista – Km 35) e Guardiões da Luz (Renascer – KM 41 -), desenvolvendo atividades educacionais de saúde e coleta de depósitos (possíveis criadouros de mosquito).
Mais Ações
As Vigilâncias e a Secretaria de Obras centraram esforços na fiscalização de condutas indevidas, que contribuem para o aumento da população de mosquitos. Os resultados ainda estão sendo avaliados, mas a Secretaria de Saúde já antecipou que outras Comunidades receberão a Ação ao longo das próximas semanas.