Como usar a a limpeza de disco do Windows 10 por linha de comando

17:06 h

O Windows 10 recebe atualizações constantes para receber novos recursos, além de trazer melhorias ao sistema na parte de segurança. Apesar de a maiorias das funções novas serem divulgadas ou ficarem em um lugar de fácil acesso, outros recursos podem acabar saindo do sistema.

Apesar de ainda funcionar bem na atualização de maio, a Microsoft pretende em algum momento remover aos poucos a ferramenta de limpeza de disco, que ainda contém alguns segredos que podem ser usados somente por comandos. A seguir, veja como liberar espaço em disco no Windows 10 pelo Prompt de comando.

Como funciona a ferramenta

Apesar do comando ser novo para o Windows, na verdade, o recurso usa a famosa função de Limpeza de disco do sistema, ou seja, ele não oferece riscos ao ser executado, uma vez que se trata de uma ferramenta oficial.

Como usar o comando de limpeza de disco

O processo para a nova função de limpeza do disco do Windows 10 é bem simples, mas ela possui alguns parâmetros, que ajudam a torna-la mais eficaz. Confira como usá-la:

  1. Pelo menu iniciar, procure por “CMD” e execute-o como administrador;

    Reprodução

  2. Agora, recorra aos seguintes comandos para realizar uma limpeza:
    • cleanmgr.exe /d letradodrive – Realiza a limpeza mais simples na unidade indicada;

      Reprodução

    • cleanmgr.exe /lowdisk /d letradodrive – Realiza a limpeza complete do disco com todas funções do Windows habilitadas;
    • cleanmgr.exe /verylowdisk /d driveletter – Igual a opção anterior, mas aqui o usuário não precisa confirmar nenhuma ação;

      Reprodução

    • cleanmgr.exe /sageset:1 – Este comando permite escolher quais serão itens que serão apagados, sendo indicado para usuários avançados, mas ele não realiza a limpeza, precisando também do comando abaixo. O número ao fim do comando troca a categoria dos itens;

      Reprodução

    • cleanmgr.exe /sagerun:1 – Já o comando sagerun seguido do número utilizado anteriormente realiza a limpeza nos itens escolhidos.

Pronto! Agora, você já sabe como usar a ferramenta de limpeza de disco do Windows 10 de forma completa para liberar espaço no seu HD ou SSD. Com informações Olhar Digital.

Esta noticia já foi lida44 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *