Parques Estaduais no ES capacitam voluntários em programa permanente. Saiba como se inscrever

17:00 h

Os parques estaduais de Forno Grande, no município de Castelo, Pedra Azul, em Domingos Martins, e Cachoeira da Fumaça, em Alegre, são palco do Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC). Com inscrições permanentemente abertas, o programa capacita voluntários para atendimento aos turistas, sensibilização do público visitante quanto à consciência ecológica e apoio técnico aos visitantes em Unidades de Conservação do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

“Esses três parques têm o programa de voluntariado, mas todos os parques estaduais estão aptos a receber o programa”, ressalta Terence Jorge Ramos, agente de Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos do Iema.

O Programa de Voluntariado surgiu devido a uma demanda da sociedade, principalmente de estudantes universitários à procura de experiências na área ambiental. O programa, porém, está aberto a pessoas de diferentes áreas.

“É uma troca de experiência incrível, pois aprendemos com os voluntários. Isso tem funcionado bastante, principalmente na sensibilização ambiental dos visitantes e das comunidades do entorno”, relata Ramos.

“A pessoa interessada pode se inscrever a qualquer momento para a unidade que desejar, no período que for adequado para ela. A unidade avalia a proposta e, caso tenha interesse, chama a pessoa”, informa.

Experiência de voluntariado

Voluntária do Parque Pedra Azul, a estudante universitária Julia Pepaz, de 25 anos, saiu de Venda Nova do Imigrante para colocar em prática o que aprendeu na licenciatura e bacharelado em Biologia. “Logo que soube da existência do programa, num grupo de mensagens, me inscrevi. Comecei a ser voluntária no dia 7 de janeiro e hoje está sendo meu último dia. Há mais duas voluntárias comigo e a experiência é muito enriquecedora, principalmente o contato com o público visitante”, conta.

“O contato com o público foi muito bom. Ganhava o meu dia quando conseguia conscientizar os turistas para perceberem a importância do respeito ao meio ambiente”, destaca.

Em 31 de janeiro, duas turmas foram encerradas nos Parques de Forno Grande e Pedra Azul. A turma de voluntários para o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, em Alegre, continua até o Carnaval.

Uma nova turma já tem data para iniciar, no Parque Estadual Forno Grande, a partir do final de fevereiro, com quatro voluntários. Saiba como se inscrever no Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC): https://bit.ly/2MlDYVK

Confira os principais atrativos dos parques no programa de voluntariado:

Parque Estadual Pedra Azul

Localizado em Domingos Martins numa área com 1.300 hectares. Comporta até 150 visitantes por dia nas trilhas.

Principais atrativos: a Pedra Azul, que dá nome ao Parque e a Pedra do Lagarto. Juntas representam um afloramento rochoso de granito e gnaisse com altura de 1.822 metros. Outro destaque é a Pedra das Flores, com 1.909 metros de altitude e grande quantidade de orquídeas e bromélias.
Funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 17h.
Contato: (27) 3248-1156

Parque Estadual Forno Grande

Localizado na zona rural de Castelo numa área de 913,15 hectares.

Principais atrativos: mirantes com belas paisagens da região, incluindo a vista para a Pedra Azul. Lá o visitante encontra piscinas naturais onde é possível tomar banho.
Funcionamento: aberto todos os dias das 8h às 17h.
Contato: (27) 3762-5196

Parque Estadual Cachoeira da Fumaça

Localizado na região do Caparaó, entre os municípios de Alegre e Ibitirama, numa área de 162,5 hectares.

Principais atrativos: O principal atrativo é a cachoeira que dá nome ao parque, com queda d’água de 144 metros.
Funcionamento: aberto todos os dias, das 8h às 17h.
Contato: (28) 99999-0639

Esta noticia já foi lida115 vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *