Você está preparado para se despedir do seu Wi-Fi? Nova tecnologia vem aí

O Wi-Fi surgiu em 1997. Ele é um sistema de conexão sem fio, dentro de uma determinada área, entre dispositivos eletrônicos, para acessar a internet. Nesses 27 anos de existência é inegável seu impacto. E por mais que ele parecesse que iria ficar para sempre em nossas vidas, uma nova tecnologia está vindo aí e pode substituí-lo.

Chamada de Li-Fi, essa ferramenta nova e revolucionária já está sendo desenvolvida e em fase avançada, prometendo revolucionar a forma como as pessoas se ligam ao ciberespaço.

A Li-Fi usa a luz visível para fazer a transmissão de dados ao contrário das ondas de rádio que são usadas pelo Wi-Fi. Isso quer dizer que a nova tecnologia pode proporcionar uma conexão bem mais rápida e estável, tendo a capacidade de ser até 100 vezes mais rápida do que a usada atualmente.

Como se isso já não fosse bom o suficiente, o que faz a Li-Fi ficar ainda melhor é ela não sofrer com interferências como o Wi-Fi, o que consequentemente tem um impacto no acesso das pessoas à internet.

Contudo, não são só vantagens que a Li-Fi tem. Alguns obstáculos são enfrentados por ela no seu mecanismo, como por exemplo, o sinal dela não ser capaz de ultrapassar as paredes e a luz ter que sempre estar visível para os dispositivos que estiverem conectados a ela e sem ter nenhuma barreira.

Por mais que essa tecnologia possa fazer com que as pessoas digam tchau para o Wi-Fi, ainda não há previsão de quando ela irá estar disponível. Contudo, os indícios apontam que isso irá acontecer muito em breve. Quando isso acontecer, a priori, pode ser que a Li-Fi seja um complemento ao Wi-Fi, tendo cada um deles as suas limitações. Até que finalmente a tecnologia mais nova consiga dominar o mercado.

Fonte: Diário do litoral

spot_img

OUTROS DESTAQUES: